Outros

Qual a origem dos Cães?

Outros

28/02/2021 18:00

A origem precisa dos nossos companheiros caninos é cercada de controvérsia. Há muitos anos, a sobrevivência do homem era uma luta diária, e era disputada com outros animais, desde os peçonhentos aos lobos.

Ao comparar dados genéticos com evidências arqueológicas, uma equipe internacional de pesquisadores liderada pela Universidade de Oxford mostrou que os cães surgiram de forma independente a partir de duas populações distintas de lobo, mas já dava indício a dois tipos de lobos: os selvagens e os que se adaptaram a viver perto das pessoas.

Cientistas desvendam a real origem dos cães em novo estudo - Gizmodo Brasil

Uma pintura rupestre de canino semelhante a lobo em Font-de-Gaume, França. (Henri Breuil)

De acordo com a pesquisa, esses antepassados ​​dos cães modernos apareceram tanto no leste e oeste. Os cães orientais viajaram para a Europa com seus companheiros humanos durante as migrações, misturando-se com os cães europeus mais antigos e substituindo-os parcialmente.

Hoje, a maioria dos cachorros é um híbrido dos cães orientais e ocidentais.  Os pesquisadores dizem que algumas raças, como o cão de trenó da Groenlândia e o husky siberiano, parecem possuir ascendência mista de ambas as linhagens do oeste e leste da Eurásia

Husky Siberiano - Raças de Cães - Animais - InfoEscola

O fato da origem dos cachorros ter uma forma domesticada de maneira natural não se limitou por aí, já que o homem passou a usar isto a seu favor. Mesmo sem a aptidão violenta dos ditos como selvagens, eles ainda eram ótimos na caça, então, passaram a fazer parte deste processo na busca pela comida dia a dia, o que explica muitas raças atualmente com esta característica marcante.

Tudo sobre o cachorro Pug: origem, saúde, personalidade, características  físicas e muito mais

Enfim, os períodos foram passando, o mercado comercial surgiu e a mistura de raças apareceu, fazendo a origem dos cachorros propriamente dita. Hoje, os peludos que temos são frutos de misturas de habilidades que o próprio homem fez, mesclando o lado caçador de um com a beleza do outro, o porte elegante da fêmea com a desenvoltura de guarda do macho e, domesticados, nos dias de hoje eles são os nossos fieis companheiros, que fazem parte de pelo menos 9 entre 10 famílias.


Por

Compartilhe
Ícone Comentários

O que achou?

0 respostas

Todos os comentários

Nenhum comentário feito ainda!
Carrinho (0 itens)